ÇÕES AFIRMATIVAS COMO DESAFIO INSTITUCIONAL PARA A PÓSGRADUAÇÃO STRICTO SENSU NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO
SANTO

Nome: MARCELA VALES SOUZA CHAGAS
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 12/06/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
BRUNO HENRIQUE FIORIN Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
BRUNO HENRIQUE FIORIN Orientador
SHEILA DIAS ALMEIDA Examinador Externo
WELLINGTON GONÇALVES Examinador Interno

Resumo: O Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo
– PDI/UFES para o período 2021/2030, publicado em março de 2021, por meio da
Resolução n° 05/2021 do Conselho Universitário - Cun, mostrou a preocupação da
universidade com a democratização do acesso, definindo as ações afirmativas como
o primeiro dos seus sete desafios institucionais para o período 2021-2030. Enquanto
desafio institucional, as ações afirmativas deram origem a 5 (cinco) objetivos
estratégicos transversais, um para cada área estratégica da UFES (Ensino, Pesquisa,
Extensão, Gestão e Assistência Estudantil), que devem ser respondidos a partir das
ações dos setores da universidade. Nesse contexto, este estudo tem como
problemática investigar quais as possibilidades e desafios apresentados à UFES
para a adoção de ações afirmativas na pós-graduação, que se estabelece como um
desafio institucional a partir do PDI/UFES. Para tanto, tem por objetivo principal
analisar as ações afirmativas, enquanto desafio institucional para a pós-graduação
stricto sensu na Universidade Federal do Espírito Santo, a partir dos objetivos
estratégicos transversais das áreas do ensino e da pesquisa, presentes no mapa
estratégico do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2021/2030 da instituição.
Em termos teóricos, fundamenta-se no debate sobre a maneira como as
Universidades e a Pós-graduação Stricto Sensu se constituíram no Brasil, bem como
sobre as ferramentas utilizadas na gestão dessas instituições, numa revisão acerca
da história de lutas dos movimentos sociais pelas políticas de ações afirmativas para
a educação enquanto importante política pública, na literatura sobre ações afirmativas,
racismo, capacitismo e transfobia, enquanto desigualdades e violências estruturais da
sociedade que se reproduzem dentro dos muros da universidade, para as quais as
ações afirmativas se mostram como estratégias de enfrentamento e de perspectiva
de superação. Quanto aos métodos e procedimentos realizou-se uma pesquisa
documental a partir, da Portaria N° 13/2016 MEC, do Plano de Desenvolvimento
Institucional – PDI/UFES 2021-2030, do Relatório Final da I Conferência de Ações
Afirmativas da Ufes, de Atas de reuniões da Câmara de Pós-Graduação, de
Resoluções dos Conselhos Superiores da universidade e de Resoluções, Regimentos
e Editais dos 62 (sessenta e dois) programas de pós-graduação stricto sensu da
UFES. Para tratamento dos dados, optou-se pelo método de análise de conteúdo, a
partir de Bardin (2011), sob uma abordagem quanti-qualitativa. O projeto passou pela
apreciação do Comitê de Ética e foi aprovado com parecer de número: 5.542.903. A
partir dos resultados, como produto técnico, este estudo apresenta o diagnóstico
situacional das ações afirmativas adotadas na pós-graduação stricto sensu da UFES
e, com base nele, possíveis encaminhamentos para responder ao desafio institucional
das ações afirmativas para a pós-graduação stricto sensu da UFES.

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