A Relação entre a Auto-eficácia em Tecnologia da Informação, o Capital Social e o Compartilhamento do Conhecimento.

Nome: REJANE WERLANG MARCHIORI
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 28/07/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
THALMO DE PAIVA COELHO JUNIOR Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
LOURENÇO COSTA Examinador Interno
SILVIO POPADIUK Examinador Externo
THALMO DE PAIVA COELHO JUNIOR Orientador

Resumo: A utilização de recursos tecnológicos possibilita múltiplas formas de
comunicação e de interação no ambiente organizacional. Neste sentido, o
compartilhamento do conhecimento, reconhecido como processo crucial para a
gestão do conhecimento, pode ser intensificado a partir da utilização
sistematizada desses recursos. Assim, buscou-se com a presente pesquisa
identificar o papel da autoeficácia em tecnologia da informação e dos construtos
do capital social, utilizando-se das perspectivas do capital social e da teoria
social cognitiva, no compartilhamento do conhecimento tácito. Quanto aos
métodos e procedimentos a pesquisa teve abordagem quantitativa, com a coleta
de dados realizada por meio de questionário direcionado a colaboradores da
organização em estudo, tratados por intermédio de modelagem de equações
estruturais de mínimos quadrados parciais (PLS-SEM), aplicando-se o software
SmartPLS 4. Os resultados mostraram efeitos significativos, diretos e positivos
do capital social estrutural, do capital social cognitivo e da autoeficácia em
tecnologia no compartilhamento do conhecimento tácito. E, ainda, revelaram, de
forma inovadora, a existência do efeito moderador da autoeficácia em tecnologia
na relação entre o capital social estrutural e compartilhamento do conhecimento.
Os achados reforçaram os antecedentes do compartilhamento de conhecimento
tácito, destacando a importância das dimensões estrutural e cognitiva do capital
social. No aspecto prático, os resultados indicaram que o desenvolvimento da
confiança e da competência tecnológica dos colaboradores pode aprimorar os
processos de compartilhamento do conhecimento tácito. E, ainda, que as
organizações podem aprimorar seus processos de compartilhamento do
conhecimento propiciando oportunidades de interação social e, ainda,
promovendo visão e linguagem compartilhada entre seus colaboradores.

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