ANÁLISE DA EFETIVIDADE DE PROGRAMAS DE AFASTAMENTO PARA
CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM INSTITUIÇÕES
PÚBLICAS DE ENSINO

Nome: CAMILA GONÇALVES CAMPOS DIAS

Data de publicação: 29/11/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
LOURENÇO COSTA Orientador

Resumo: A temática desenvolvimento de pessoal na administração pública tem ganhado
destaque nos últimos anos. A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da
administração pública federal direta, autárquica e fundacional, foi criada com o
objetivo de promover o desenvolvimento de servidores, visando a melhoria da
eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão.
Entretanto, mesmo com a implementação desta política, as instituições públicas não
conseguem promover de forma contínua o desenvolvimento de servidores nas
competências necessárias à consecução da excelência na atuação do seu cargo.
Nesse contexto, muitos servidores têm buscado outra formação acadêmica além da
formação inicial, solicitando, em alguns casos, afastamento integral de suas
atividades. Neste trabalho, propõe-se analisar a efetividade dos programas de
desenvolvimento de pessoal por meio de indicadores institucionais em uma instituição
pública de ensino. O aporte teórico está concentrado em pesquisas sobre governança,
desenvolvimento de pessoal e o modelo de Kirkpatrick. O procedimento metodológico
consiste em uma pesquisa do tipo descritiva-exploratória, com abordagem qualitativa,
utilizando o estudo de caso, onde a população estudada foi constituída pelo conjunto
de servidores afastados para mestrado, doutorado e/ou pós-doutorado de uma
instituição federal de ensino. Os dados foram coletados por meio de acesso aos
sistemas e banco de dados do setor de Gestão de Pessoas da instituição pesquisada.
Após o levantamento inicial foi aplicado um questionário ao grupo identificado para a
pesquisa. Com os resultados do estudo, foi possível identificar a necessidade e a
satisfação dos servidores no afastamento para realização de pós-graduação stricto
sensu, tanto para aquisição como para ampliação de conhecimento e habilidades,
além da aplicabilidade deste conhecimento no instituto. A partir dos resultados, o
produto técnico elaborado consiste em um Relatório de Avaliação Pós-Afastamento
para Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu projetado com base no Modelo de
Kirkpatrick, que visa avaliar a eficácia de programas de treinamento e
desenvolvimento, além de um Painel Desenvolvimento Institucional, que pretende
colaborar com informações para a Plataforma Governança em Números (GeN),
responsável pela visualização e análise de indicadores de gestão do Ifes.

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