PROPOSTA DE UMA FÁBRICA DE SOFTWARE ACADÊMICA NA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Nome: BRUNO MELEIPE PEIXOTO

Data de publicação: 25/11/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JANE CORRÊA ALVES MENDONÇA Examinador Externo
TACIANA DE LEMOS DIAS Examinador Interno
TERESA CRISTINA JANES CARNEIRO Presidente
THALMO DE PAIVA COELHO JUNIOR Presidente

Resumo: O mercado de Tecnologia da Informação (TI) têm alta demanda por profissionais
capacitados. Por outro lado, os cursos de computação da Universidade Federal do Espírito
Santo (Ufes) apresentam elevado grau de evasão e perfil predominantemente acadêmico de
ensino. Nesse contexto, Fábricas de Software (FS) são empresas de produção ágil de
softwares que têm sido implementadas em instituições de ensino superior devido aos
benefícios para os alunos e a própria instituição. Elas melhoram a qualidade de ensino, a
retenção de estudantes e reduzem a lacuna entre conhecimento acadêmico e mercado de
trabalho. Além disso, podem desenvolver soluções para agilizar os processos da instituição.
Contudo, embora a Ufes faça uso de laboratórios que contribuem para a formação
profissional dos estudantes, acredita-se que uma Fábrica de Software Acadêmica é capaz
de potencializar ainda mais o ensino, promovendo um impacto positivo maior no
desenvolvimento tecnológico regional. Com base nisso, e buscando auxiliar na possível
implantação de uma Fábrica de Software Acadêmica na Ufes, esta pesquisa de busca
responder a seguinte pergunta: Que características uma Fábrica de Software Acadêmica
pode ter em uma instituição federal de ensino? Assim, este trabalho visa colaborar com a
implantação de uma Fábrica de Software no campus de Goiabeiras da Ufes, utilizando
referências acadêmicas de funcionamento de FSA e entrevistas com profissionais de
instituições de ensino superior que atuam ou atuaram nesses programas e projetos para
comparar soluções e perfis e, assim, propor um modelo de Fábrica de Software Acadêmica
que melhor se adeque à estrutura e objetivos da Ufes. Os resultados obtidos permitiram
produzir relatório técnico apresentando as características de uma FSA formada a partir de
soluções para diversas questões com as quais outras instituições lidaram, expondo um
modelo robusto, normalmente desenvolvido ao longo de anos de funcionamento que pode
ser adotado em outras universidades com ajustes.

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