IMPACTOS DA FLEXIBILIZAÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO NA QUALIDADE DE VIDA E NO ESTADO DE FLOW DOS SERVIDORES
PÚBLICOS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
Nome: NATALIA BEATRIZ HONORATO SANTOS
Data de publicação: 13/12/2024
Banca:
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Papel |
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ALEXSANDRO LUIZ DE ANDRADE | Examinador Interno |
BRUNO HENRIQUE FIORIN | Presidente |
MARINA GREGHI STICCA | Examinador Externo |
Resumo: A Qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho são conceitos que estão intrinsecamente interligados sendo temáticas de relevância para compreensão sobre os impactos das condições laborais na vida dos trabalhadores. Diante das mudanças sociais e do avanço das tecnologias, esses temas vêm se destacando ainda mais, uma vez que a satisfação e o bem-estar trazem ganhos como a melhoria do clima de trabalho e a maior produtividade às organizações. Diante desse contexto, modalidades de trabalho flexíveis, como a jornada flexibilizada, estão sendo cada vez mais discutidas. No setor público brasileiro não é diferente. Sendo assim, esse trabalho teve o intuito de aprofundar-se na realidade vivida por servidores de uma Universidade Federal com e sem jornada flexibilizada de trabalho. O problema central reside em identificar se a flexibilização da jornada de trabalho exerce impactos significativos na qualidade de vida no trabalho dos servidores públicos, considerando suas implicações no estado de Flow destes trabalhadores. O objetivo principal foi avaliar o impacto da flexibilização da jornada de trabalho na qualidade de vida e no estado de Flow no trabalho dos servidores técnicos-administrativos. Em termos teóricos este estudo perpassou por temáticas ligadas à Administração Pública, Qualidade de Vida (QV) e Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), jornada flexível de trabalho, além de teorias sobre Flow (Fluxo), para se alcançar o objetivo deste trabalho. Quanto aos métodos e procedimentos, tratou-se de estudo transversal com abordagem quanti-qualitativa em que foram aplicados três questionários, sendo que um avaliou o perfil sociodemográfico, outro avaliou a qualidade de vida no trabalho e o terceiro caracterizou o fluxo no trabalho dos servidores técnicos administrativos em educação (TAE’s), em jornada flexibilizada ou não, coletando, assim, dados psicossociais e realizando uma correlação entre eles. Os instrumentos utilizados foram o de QVT formulado Walton (1973) e o Inventário de Fluxo no Trabalho (Freitas et al., 2019). A amostra foi composta de servidores lotados no Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo (CCHN/UFES). Esta pesquisa foi submetida à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos. Os resultados, por meio das correlações entre a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e o estado de Flow, indicaram que os servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) com jornada flexibilizada no CCHN apresentaram, em média, uma melhor qualidade de vida no trabalho em comparação aos TAEs com jornada tradicional no mesmo centro. O estudo contou com a participação de 41 servidores, majoritariamente do sexo feminino (68,3%). A jornada flexibilizada é adotada por 63,4% dos participantes, com o apoio da chefia em 85,4% dos casos. Os servidores com jornada flexibilizada demonstraram médias significativamente mais altas nos domínios "Integração Social e Constitucionalismo" (t = 2,86; p < 0,01) e "Espaço na Vida" (t = 5,40; p < 0,01). A partir desses resultados, como produto tecnológico, foi elaborado um relatório técnico com diagnóstico a respeito dos impactos causados na qualidade de vida e no estado de flow dos servidores com e sem jornada flexibilizada do CCHN/UFES.