Promovendo Conscientização: Estratégias de educação para o trânsito voltadas para as crianças.
Nome: BEATRIZ MAGRI TOMASI
Data de publicação: 20/12/2024
Banca:
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Papel |
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DANIEL NASCIMENTO E SILVA | Examinador Externo |
MARISON LUIZ SOARES | Presidente |
ROQUEMAR DE LIMA BALDAM | Examinador Interno |
THALMO DE PAIVA COELHO JUNIOR | Examinador Interno |
Resumo: as ações de prevenção para reduzir os sinistros de trânsito são pautas
relevantes na gestão pública e demandam a necessidade de investimentos em várias
frentes. Entre elas é possível destacar medidas de infraestrutura, de fiscalização efetiva das
leis de trânsito e, principalmente, ações de educação. O problema é que todas essas ações
são complexas e custosas. E, uma vez que a Polícia Rodoviária Federal integra o Sistema
Nacional de Trânsito, necessita aprimorar e investir tanto na fiscalização quanto na
educação para um trânsito mais seguro. Considerando que existem alguns desafios que
dificultam a continuidade e a abrangência das ações educativas com as crianças, o objetivo
principal é explorar o trabalho específico de educação para o trânsito realizado pela Polícia
Rodoviária Federal, a fim de identificar deficiências e subsidiar a elaboração de práticas
mais eficazes para a conscientização de crianças sobre o trânsito. Em termos teóricos,
além da própria legislação de trânsito, esta pesquisa foi amparada pelo fato de a educação
na primeira infância desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de habilidades
sociais, emocionais e cognitivas, tornando importante direcionar esforços a este público.
Outro ponto importante são os dados de sinistros de trânsito, que acometem milhares de
pessoas todos os anos. Quanto aos métodos e procedimentos, a pesquisa possui caráter
tanto quantitativo quanto qualitativo, incluindo levantamento, classificação e análise do
material já utilizado na educação para o trânsito na Polícia Rodoviária Federal, bem como
levantamento e análise de dados internos, além da aplicação de questionário junto a
especialistas da área. Os resultados foram a categorização dos materiais já utilizados,
avaliação quanto a aceitação, facilidade de uso e nível de conscientização gerado por esses
materiais, além do levantamento de outras sugestões e identificação de desafios e
deficiências na área. A partir dos resultados, foi desenvolvido um produto
técnico/tecnológico que consiste em um portal onde foram disponibilizados materiais
didáticos abrangendo recursos audiovisuais, jogos educativos e material impresso, entre
outros, a serem utilizados na educação infantil sobre o trânsito.