DIFICULDADES NA TRANSIÇÃO DE PROFESSOR PARA GESTOR:
A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL
DE ENSINO SUPERIOR
Nome: VANESSA BASTOS MARTINELLI
Data de publicação: 23/12/2024
Banca:
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Papel |
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DANIEL NASCIMENTO E SILVA | Examinador Externo |
MARISON LUIZ SOARES | Presidente |
ROQUEMAR DE LIMA BALDAM | Examinador Interno |
THALMO DE PAIVA COELHO JUNIOR | Examinador Interno |
Resumo: As universidades são instituições que desempenham um papel importante para o desenvolvimento da sociedade. Nestas instituições, o trabalho gerencial é comumente desempenhado por professores, que além de exercer o papel de
docente, pesquisador e extensionista, assumem também o papel de professorgestor. O exercício da atividade gerencial pelos professores envolve o enfrentamento de diversas dificuldades e, frequentemente, os professores demonstram não ter interesse em assumir as funções gerenciais. Dessa forma, o
objetivo principal desta pesquisa é compreender as dificuldades e/ou resistências
elencadas pelos docentes que os fazem não querer ocupar cargos gerenciais na
Universidade Federal do Espírito Santo. Em termos teóricos, esta pesquisa
fundamenta-se na discussão sobre as universidades públicas e as especificidades
da gestão universitária, os aspectos do trabalho do professor-gestor e as
competências gerenciais. Quanto aos métodos e procedimentos, realizou-se uma
pesquisa qualitativa com abordagem exploratória, utilizando-se da pesquisa
bibliográfica, documental e de campo. Foram realizadas entrevistas
semiestruturadas com docentes que ocupam a função de chefe de departamento e o
tratamento dos dados foi realizado por meio da técnica de análise de conteúdo. Os
resultados obtidos atestaram que a resistência dos docentes em ocupar cargos
gerenciais é uma resposta natural frente às diversas dificuldades e limitações
enfrentadas por eles no desempenho da função, o que faz com que as funções
gerenciais não sejam desejadas pelos docentes. A partir dos resultados, como
produto técnico, foi elaborado um Relatório Técnico Conclusivo contendo um
diagnóstico das principais dificuldades e/ou resistências apresentadas pelos
docentes que contribuem para a não aceitação de cargos gerenciais e sugestões
para minimizar essas dificuldades e/ou resistências dos docentes.