DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO USO DA PLATAFORMA SOUGOV.BR: UMA
ANÁLISE NA PERSPECTIVA DE SERVIDORES PÚBLICOS APOSENTADOS E
PENSIONISTAS
Nome: PATRICIA CURBANI DE PIETRE
Data de publicação: 25/08/2025
Banca:
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Papel |
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ADRIANA FIOROTTI CAMPOS | Presidente |
GIOVANILTON ANDRÉ CARRETA FERREIRA | Examinador Externo |
OSMAR VICENTE CHEVEZ POZO | Examinador Interno |
Resumo: O avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)
transformou a Administração Pública, impulsionando o uso do Governo Eletrônico.
No entanto, a exclusão digital ainda é um obstáculo, especialmente entre o público
idoso. Nesse contexto, o aplicativo SOUGOV.BR foi lançado em 2021 com o objetivo
de centralizar e simplificar serviços aos servidores públicos federais do poder
Executivo. Na Ufes, embora a adesão ao aplicativo seja alta, muitos servidores
aposentados e pensionistas, em sua maioria idosos, continuam buscando
atendimento presencial para demandas que poderiam ser resolvidas digitalmente
pelo aplicativo. Diante disso, definiu-se o seguinte problema de pesquisa: quais
são os desafios e as oportunidades, a partir da perspectiva dos servidores públicos
aposentados e pensionistas, no uso da plataforma SOUGOV.BR? O objetivo geral
é analisar, a partir da perspectiva dos servidores públicos aposentados e
pensionistas, os desafios e as oportunidades no uso da plataforma SOUGOV.BR.
Em relação ao Aporte teórico, esta pesquisa baseou-se no conceito de Governo
Eletrônico e demais desdobramentos. Quanto aos métodos e procedimentos, a
pesquisa possui abordagem quali-quantitativa, foi descritiva e exploratória. Os dados
foram coletados por meio de observação participante, pesquisa bibliográfica,
pesquisa documental, formulário aplicado a aposentados e pensionistas com 60
anos ou mais e entrevistas com roteiro semiestruturado junto a servidores da área
de atendimento. A análise envolveu estatística descritiva, análise de conteúdo e
análise documental. Os resultados mostraram que os serviços mais utilizados pelos
aposentados e pensionistas com 60 anos ou mais no SOUGOV.BR são
contracheques, informe de rendimentos, prova de vida, atualização cadastral,
consignação e saúde suplementar. Entre os desafios, destacaram-se baixa
familiaridade com tecnologia, receio de golpes, dificuldades com o acesso via
GOV.BR e pouca intuitividade do aplicativo. Como benefícios, citaram-se agilidade,
comodidade e redução de deslocamentos, embora a preferência pelo atendimento
presencial permaneça. As entrevistas com os servidores da DGP confirmaram tais
achados e evidenciaram a importância do suporte humano. Foram sugeridos
aprimoramentos como manutenção do atendimento presencial, interface simplificada
para idosos, tutoriais e treinamentos, canal oficial de informações e maior autonomia
local para auxiliar no acesso.Challenges and opportunities in the use of the
SOUGOV.BR platform: an analysis based on the perspective of retired public
servants and pensioners.