Fatores preditores de turnover em uma Universidade Federal: uma
contribuição à perspectiva gerencial por meio do AHP

Nome: PAMELLA DE MEDEIROS ROMEIRO

Data de publicação: 30/09/2025

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXANDRE FORMIGONI Examinador Externo
OSMAR VICENTE CHEVEZ POZO Examinador Interno
WELLINGTON GONCALVES Presidente

Resumo: A rotatividade de servidores técnico-administrativos em instituições federais de
ensino superior, como a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), aparece
como um desafio gerencial crítico na área de gestão de pessoas. Este fenômeno
impacta diretamente a estabilidade institucional, resultando na perda de
conhecimento organizacional valioso, interrupção da continuidade dos serviços
essenciais, treinamento de novos colaboradores e potencial desmotivação das
equipes remanescentes. Tendo isso em vista, o objetivo central desse estudo foi
identificar atributos preditores que elevam o turnover em uma instituição federal de
ensino superior e, concomitantemente, as estratégias mais eficazes e sustentáveis
para sua retenção a longo prazo. Metodologia: foi aplicado um um levantamento
tipo survey a uma amostra representativa de 272 servidores técnico-administrativos
da UFES. Para analisar e hierarquizar os dados coletados, empregou-se o método
Analytic Hierarchy Process (AHP). Os resultados da análise AHP revelaram que as
"Condições de Trabalho e Bem-Estar" constituem o fator mais influente e
determinante na decisão de desligamento dos servidores. Aprofundando essa
constatação, dentre os subfatores analisados, o "Reconhecimento do serviço
prestado" e a "Justiça no trabalho" destacaram-se significativamente como os
principais motivadores para a permanência ou saída. A análise subsequente das
alternativas de solução para a mitigação do turnover indicou que o "Programa
Integrado de Valorização e Qualidade de Vida (PVQ)" é a estratégia mais eficaz.
Sendo assim, o trabalho oferece insights valiosos e embasados em dados empíricos
que subsidiam o desenvolvimento de estratégias de retenção mais eficientes,
proativas e humanizadas na gestão pública. Como Produto Técnico/Tecnológico,
foi elaborada uma Cartilha Comunicativa de Boas Práticas para a Gestão de
Retenção de Talentos, o qual visa traduzir os achados científicos em recomendações
acionáveis e diretas para gestores, facilitando a aplicação de políticas de gestão de
pessoas mais estratégicas, centradas no ser humano e alinhadas às necessidades
reais dos servidores na administração pública, contribuindo para a sustentabilidade,
a eficiência e a excelência dos serviços prestados à comunidade.

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