Desempenho Acadêmico e Sistema de Cotas: Um estudo sobre o Rendimento dos Alunos Cotistas e não Cotistas da Universidade Federal do Espírito Santo
Nome: JULIENE SARAIVA SENA PERES PINHEIRO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 25/08/2014
Orientador:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
MARGARETH VETIS ZAGANELLI | Orientador |
TERESA CRISTINA JANES CARNEIRO | Co-orientador |
Banca:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
DAURY CESAR FABRIZ | Examinador Externo |
JULIO CESAR POMPEU | Examinador Interno |
MARGARETH VETIS ZAGANELLI | Orientador |
TERESA CRISTINA JANES CARNEIRO | Coorientador |
Resumo: A adoção da ação afirmativa denominada cotas nas universidades federais - reserva de vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas - continua sendo polêmica, mesmo após a sanção da Lei nº.12.711 de 2012, o que indica a necessidade de ampliar os estudos a respeito da utilização deste sistema nas universidades públicas brasileiras. Este trabalho teve por objetivo estudar o desempenho acadêmico de alunos cotistas e não cotistas matriculados nos cursos do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas e do Centro Tecnológico da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Foram analisados os resultados de 15 cursos de graduação ofertados pela Universidade Federal do Espírito Santo, procurando saber em quais cursos e disciplinas há diferenças significativas de desempenho, medido pelo coeficiente de rendimento acadêmico (CRA) e pela média final das disciplinas cursadas, entre alunos cotistas e não cotistas, visando propor ações institucionais para a redução destas diferenças.A UFES adota cotas sociais desde de 2008. Foram analisados resultados discentes do período de 2008 a 2013. A pesquisa de caráter quantitativo utilizou-se o método estatístico de análise de variância ANOVA. A partir das análises realizadas foi possível inferir a existência de diferenças de rendimento nos cursos de Engenharia, principalmente em disciplinas de Cálculo e Álgebra. O curso de Direito também apresentou diferença significativa de desempenho, porém as médias de ambos os grupos estão acima do valor mínimo para aprovação. As disciplinas envolvendo raciocínio quantitativo apresentam maiores diferenças de desempenho nos cursos analisados.