Fatores que afetam a Persistência dos Discentes em Cursos Superiores na Modalidade a Distância
Nome: WILLIAM GABRIEL CORRÊA PÉTRIS
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 29/08/2014
Orientador:
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Papel |
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TERESA CRISTINA JANES CARNEIRO | Orientador |
Banca:
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Papel |
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MARIA AUXILIADORA DE CARVALHO CORASSA | Examinador Interno |
OCTAVIO CAVALARI JUNIOR | Examinador Interno |
PATRÍCIA MARIA BORTOLON | Examinador Externo |
TACIANA DE LEMOS DIAS | Examinador Interno |
TERESA CRISTINA JANES CARNEIRO | Orientador |
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma abordagem da persistência discente em cursos superiores na modalidade a distância (EaD), utilizando-se de um modelo teórico adaptado do modelo proposto por Rovai (2003). A persistência combate a ociosidade de recursos humanos e materiais, contribuindo para o sucesso da instituição. Os principais objetivos desta pesquisa foram identificar os fatores associados à persistência discente em quatro cursos superiores EaD da Ufes, três de graduação e um de especialização e um curso EaD de especialização do Ifes, além de propor ações institucionais visando à ampliação desses índices. A coleta de dados utilizou um questionário com perguntas fechadas aplicado aos alunos persistentes (cursando e formados) e desistentes (evadidos) dos cursos estudados. Foram obtidas 415 respostas válidas que foram analisadas utilizando-se técnicas estatísticas descritivas e multivariadas. Trata-se de um estudo quantitativo do tipo survey dividido em duas etapas. A primeira etapa é descritiva e a segunda etapa tem caráter explicativo. Tabelas de contingência, testes Qui-quadrado de Pearson e Regressão Logística foram utilizados para análise dos dados. Os fatores que mais afetaram a decisão de persistir foram o local anterior de formação do aluno, o seu respectivo desempenho escolar anterior, a sua habilidade na utilização de computadores e sistemas, a sua renda mensal familiar, o número de horas semanais de estudo, problemas de ordem pessoal, acompanhamento pedagógico, a frequência com que encontra seus colegas do curso, a sua percepção de retorno acadêmico e profissional e a imagem que o discente tem da sua IES. As principais ações institucionais propostas foram permitir que o aluno desenvolva a sua habilidade no uso do computador e ambiente de sala de aula virtual antecipadamente ao início do curso, aperfeiçoar as salas virtuais com recursos dinâmicos para atrair a atenção do aluno, manter uma infraestrutura adequada de tecnologia nos polos, aperfeiçoar o acompanhamento pedagógico, divulgas as contribuições da IES para a sociedade, ampliar a promoção de encontros presenciais e ampliar a relação da IES com o mercado de trabalho.