As representações sociais de tutores da Universidade Federal do Espírito Santo
Nome: JEFFERSON MUNIZ TONINI
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 07/08/2015
Banca:
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Papel |
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LEILA MASSARONI | Examinador Externo |
OCTAVIO CAVALARI JUNIOR | Orientador |
TERESA CRISTINA JANES CARNEIRO | Examinador Interno |
Resumo: Esta pesquisa qualitativa apresenta como objetivos identificar e analisar as representações sociais de tutores que atuam em cursos a distância ofertados por meio da Secretaria de Ensino a Distância na Universidade Federal do Espírito Santo. Buscou-se compreender como o trabalho docente é ressignificado, consideradas as peculiaridades da prática pedagógica mediada no ambiente virtual de aprendizagem, o que decreta o rompimento com o paradigma tradicional da educação presencial, baseado na condução do processo de ensino e aprendizagem com o professor e os estudantes ocupando o mesmo espaço ao mesmo tempo. Constatou-se, por intermédio da análise da legislação e de documentos oficiais, bem como a partir das falas dos sujeitos entrevistados, o caráter docente da atividade tutorial. No entanto, evidenciaram questões que demandam soluções, quais sejam, a fragilidade do vínculo de trabalho do tutor, a baixa remuneração e a falta de reconhecimento da docência inerente à atuação desse profissional da educação.