A retenção em cursos do Centro de Ciências Agrárias da UFES: uma análise da percepção da Comunidade Universitária

Nome: GIANY DO NASCIMENTO TERRA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 16/12/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA AUXILIADORA DE CARVALHO CORASSA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLOVIS EDUARDO NUNES HEGEDUS (ALEGRE) Examinador Externo
MARIA AUXILIADORA DE CARVALHO CORASSA Orientador
TACIANA DE LEMOS DIAS Examinador Interno
TERESA CRISTINA JANES CARNEIRO Examinador Interno

Resumo: O objetivo deste trabalho foi identificar, a partir da percepção da comunidade universitária, o porquê da retenção discente em Cursos de Graduação do Centro de Ciências Agrárias da UFES. Entende-se por retenção discente o estudante demandar um tempo maior do que o previsto na matriz curricular para integralizar a carga horária do curso. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa. Os procedimentos metodológicos são de caráter descritivo e caracterizam a investigação como um estudo de caso, uma vez que teve como propósito gerar conhecimentos sobre uma situação específica: a Retenção no CCA. Na coleta de dados, utilizamos como instrumentos: entrevista, questionário e análise de fontes bibliográficas primárias. A amostra abrangeu os Cursos do CCA que apresentavam maiores índices de retenção: Agronomia, Ciência da Computação, Geologia, Química e Sistemas de Informação. Foram ouvidos os docentes gestores dos cinco cursos e os discentes identificados como retidos. A Análise de Conteúdo propiciou a identificação dos fatores que levam os estudantes a ficarem retidos e a categorização das narrativas produzidas. A base teórica em que nos apoiamos foi principalmente, nos estudos de Tinto (2012) e Pereira (2013). As categorias temáticas encontradas apontaram como entraves para a integralização do curso fatores de ordem institucional como: grade curricular, formação dos professores, oferta de disciplina, gestão do centro; e também questões de ordem pessoal que decorrem de: motivação para os estudos, distância da família, trabalho, relacionamento professor-aluno e saúde. Na percepção da comunidade universitária pesquisada constatamos que os estudantes ficam retidos principalmente devido à reprovação em disciplinas da área das exatas, mas que, a retenção não está alicerçada a fatores únicos. Entre as sugestões propostas ressalta-se a necessidade de a Universidade integrar ações em todas suas instâncias e que essas ações sejam assumidas por cada gestão em função de promover o sucesso do estudante e da instituição.

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