Qualidade dos Serviços de Tecnologia da Informação: um estudo no Núcleo de Tecnologia da Informação da UFES
Nome: ANTONIO MARCOS ROCHA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 30/05/2016
Orientador:
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Papel |
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TACIANA DE LEMOS DIAS | Orientador |
Banca:
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Papel |
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HANS JORG ANDREAS SCHNEEBELI | Examinador Externo |
TACIANA DE LEMOS DIAS | Orientador |
TERESA CRISTINA JANES CARNEIRO | Examinador Interno |
THALMO DE PAIVA COELHO JUNIOR | Examinador Interno |
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar os principais problemas do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) , através da avaliação da qualidade dos serviços prestados pelo setor, utilizando a matriz importância-desempenho e o método Servperf. Esta é uma pesquisa aplicada de natureza quantitativa e qualitativa. As fontes dos dados analisados foram uma pesquisa realizada com 465 usuários e documentos da universidade que descrevem as características básicas do NTI. A pesquisa foi aplicada utilizando questionário online desenvolvido com base na escala Servperf e na matriz importância- desempenho, em pré-teste realizado com 10 usuários entre professores e técnicos administrativos da UFES. Foram consultadas informações institucionais divulgadas no catálogo de serviços do NTI nos sítios do setor e da UFES na internet. Todas as dimensões da qualidade dos serviços prestados pelo NTI, indicam necessidade de melhorias nos serviços prestados. Os principais problemas apontados são: falta de empenho no atendimento aos usuários; atraso ou demora no atendimento das demandas e dificuldade de entender as demandas dos usuários;acesso a rede lento ou inexistente e rede sem fio (WIFI) que não atende a todos os centros;falta de Infraestrutura (computadores e impressoras defasados, falta de computadores, espaço físico inadequado); serviços de e-mails que não atendem as necessidades dos usuários; falta de recursos humanos; horário de atendimento do NTI, que não atende à demanda; divulgação insuficiente dos serviços disponibilizados pelo NTI. As metas prioritárias recomendadas ao NTI, para solucionar os principais problemas são: corrigir problemas no Sistema Integrado de Ensino (SIE), melhorar a infraestrutura de computadores e impressoras, melhorar a infraestrutura de rede, concluir implementação da rede sem fio em todos os campi, otimizar o atendimento e dificuldade de entender as demandas dos usuários e melhorar a divulgação dos serviços prestados.