Relações entre as teorias e as práticas curriculares na Educação Superior - um estudo no Curso de Graduação em Administração da UFES

Nome: PRISCILA SANTOS PUGLIESI
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 24/06/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARILENE OLIVIER FERREIRA DE OLIVEIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
EDEBRANDE CAVALIERI Examinador Externo
MARILENE OLIVIER FERREIRA DE OLIVEIRA Orientador
SIMONE DA COSTA FERNANDES Examinador Interno
TACIANA DE LEMOS DIAS Examinador Interno

Resumo: Os processos de ensino-aprendizagem, na educação superior, buscam unir as
competências técnicas e habilidades para o desenvolvimento das atividades
profissionais demandadas pela sociedade e a formação de cidadãos que tenham capacidade para responder aos anseios da comunidade em que vivem. Assim, se por um lado a sociedade requer profissionais cada vez mais especializados e atualizados, as instituições de ensino precisam estar preparadas para formar esses profissionais. É neste cenário que esta pesquisa busca esclarecer o seguinte problema de investigação: De que forma as disciplinas do Curso de Administração da Ufes convergem teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem? Assim, definiu-se como objetivo geral compreender o processo de formação de competências do graduado pelo curso de Administração noturno da Ufes. Por decorrência foram estabelecidos alguns objetivos específicos, quais sejam: analisar a aderência da matriz curricular do curso de Administração da Ufes à Resolução nº 4, de 13 de julho de 2005, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, investigar a percepção dos egressos em relação aos conteúdos das disciplinas cursadas e suas contribuições para o desenvolvimento de competências e comparar as possíveis competências desenvolvidas no âmbito do curso com as exigidas pelo mercado de trabalho na percepção do aluno formado. O estudo se limitou ao curso de Administração noturno, que ainda está formando suas primeiras
turmas, a fim de se conhecer como são integradas a teoria e a prática em sala de aula, de forma que atende aos anseios do aluno, enquanto usuário da rede pública, a quem a universidade presta seus serviços. A abordagem utilizada foi de natureza quanti-qualitativa. Os tipos de pesquisa, em relação aos procedimentos que foram empregados são: o estudo de caso, por meio da análise do PPC e da matriz curricular; a pesquisa descritiva, por meio do questionário; a pesquisa explicativa, por meio dos documentos e da legislação, e a bibliográfica, por meio do levantamento de material produzido por outros autores. A análise da matriz curricular revelou que nenhuma competência foi trabalhada de maneira satisfatória, durante o curso. As análises estatísticas revelaram que algumas competências foram trabalhadas além da exigência do mercado de trabalho, em detrimento de outras.

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