A Expansão da Rede Federal de Educação, Profissional, Científica e Tecnológica: uma análise do Estado do Espírito Santo
Nome: THIAGO MONTEIRO DE FREITAS
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 30/06/2016
Banca:
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Papel |
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HELIO ROSETTI JUNIOR | Examinador Interno |
MARCIA CRISTINA DE OLIVEIRA MOURA | Examinador Externo |
OCTAVIO CAVALARI JUNIOR | Orientador |
TERESA CRISTINA JANES CARNEIRO | Examinador Interno |
Resumo: Nos últimos anos a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) vem vivenciando a maior expansão de sua história, destacando o papel da educação profissional no desenvolvimento pessoal e na formação da cidadania. Este crescimento deve ser acompanhado continuamente para que os serviços prestados sigam os padrões de economicidade, eficiência e eficácia. Uma maneira de mensuração da qualidade das instituições é a utilização de indicadores de desempenho, que são excelentes ferramentas gerenciais e facilitam a transparência na gestão colaborando com a fiscalização por parte dos movimentos populares. Este é um reflexo da intensa transformação que vem modernizando o setor público. Diante da referida conjuntura, este trabalho realizou uma pesquisa quantitativa-descritiva com o objetivo de analisar o nível de desempenho das unidades do IFES sob a óptica dos indicadores estabelecidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Os resultados indicaram não ser possível a construção de uma métrica das unidades do IFES mais eficientes. O principal motivo é que os indicadores determinados pelo TCU não possibilitam plena definição do desempenho dos Institutos Federais já que são formados por alta agregação de dados heterogêneos e os institutos possuem considerável diversidade de perfis e especificidades. De modo geral, pretendeu-se com esta pesquisa contribuir com os gestores do IFES e a política de expansão para os períodos subsequentes.