Obstáculos à formação no Ensino Superior: um estudo da retenção discente nos Cursos de Graduação Presencial do Centro de Artes da UFES
Nome: ESTHER NUNES KLEIN GAMA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 09/12/2015
Orientador:
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Papel |
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GUTEMBERG HESPANHA BRASIL | Orientador |
Banca:
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Papel |
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GUTEMBERG HESPANHA BRASIL | Orientador |
MARIA EMÍLIA CAMARGO | Examinador Externo |
ROGÉRIO ANTÔNIO MONTEIRO | Examinador Interno |
TERESA CRISTINA JANES CARNEIRO | Examinador Interno |
Resumo: Ainda hoje, devido a uma pluralidade de causas intervenientes (institucionais, pessoais, socioeconômicas, políticas e culturais), a retenção discente é um dos problemas mais complexos da Gestão Universitária. A realidade da UFES não é diferente. Pesquisas anteriores apontaram a grave situação dos cursos do Centro de Artes: Arquitetura e Urbanismo, Artes Plásticas, Artes Visuais Diurno, Artes Visuais Noturno, Cinema e Audiovisual, Comunicação Social habilitação em Jornalismo, Comunicação Social habilitação em Publicidade e Propaganda, Desenho Industrial, Música Bacharelado, Música Licenciatura. Dentre todos os Centros Acadêmicos da UFES, o Centro de Artes apresenta o maior percentual de alunos que estão retidos, ou seja, não concluirão sua graduação dentro do prazo ideal para o curso. Com o foco em conhecer os motivos que levam os estudantes atrasarem sua formação e dar profundidade ao tema, a primeira parte deste trabalho foi direcionada para uma pesquisa qualitativa junto aos coordenadores e ex-coordenadores dos Colegiados dos cursos supracitados. Posteriormente, os alunos em situação de retenção moderada e severa foram solicitados a responder um questionário semiaberto e uma amostra aleatória estratificada por curso e por tipo de retenção de 262 alunos foi alcançada. Na análise dos dados, além da análise estatística tradicional, utilizam-se modelos multivariados de análise fatorial para avaliar os principais determinantes da retenção dos alunos nos cursos do Centro de Artes da UFES. Para isso, considerou-se motivações de três naturezas: individual, institucional, socioeconômica externa. Finalmente, procura-se conectar os resultados das pesquisas qualitativa e quantitativa. A partir dos resultados obtidos, ter-se-á um norte para propor ações de intervenção que minimizem a ocorrência da permanência prolongada e do abandono definitivo. Assim, será possível que mais alunos concluam seus cursos dentro do prazo previsto nos projetos pedagógicos e que, consequentemente, mais pessoas tenham acesso ao Ensino Superior Público e que a UFES cumpra sua missão de formação acadêmica e profissional com mais efetividade.