Programa Ciência sem Fronteiras: avaliação de procedimentos e experiências discentes da Universidade Federal do Espírito Santo
Nome: FELIPE FURTADO GUIMARÃES
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 29/02/2016
Orientador:
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Papel |
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TACIANA DE LEMOS DIAS | Orientador |
Banca:
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Papel |
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PATRICIA ALCANTARA CARDOSO | Examinador Externo |
TACIANA DE LEMOS DIAS | Orientador |
THALMO DE PAIVA COELHO JUNIOR | Examinador Interno |
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar o programa Ciência sem Fronteiras (CSF), na modalidade de graduação sanduíche no exterior, a partir da avaliação por discentes da UFES e seus relatos de experiências, além da avaliação de seus procedimentos por servidores da UFES, para disseminação do conhecimento e proposição de melhorias. A metodologia adotada foi qualitativa-quantitativa. Conduziu-se uma pesquisa descritiva, explicativa e de natureza aplicada adotando, como instrumentos, entrevistas e enquete. Utilizou-se a análise de conteúdo para se dialogar com os registros das entrevistas e o conteúdo dos relatos produzidos por bolsistas CSF. A amostra envolveu alunos de graduação da UFES inscritos em editais do Programa CSF, na modalidade graduação-sanduíche para o exterior e que participaram dos questionários desta pesquisa. O principal problema identificado foi a dispersão de informações a respeito desses alunos, fato que dificultava a gestão do programa CSF na UFES. A partir de entrevistas com servidores da UFES foi possível elaborar um fluxo de procedimentos com contribuições que visam melhorar a gestão do programa na UFES. A partir do relato de experiências dos bolsistas e da enquete respondida por eles, foi possível identificar que a principal contribuição do programa CSF para a formação deles foi nos aspectos culturais e linguísticos. Os bolsistas também compararam sua instituição de origem e de destino, sendo que a instituição de destino foi bem avaliada em aspectos como inovação, tecnologias de apoio ao ensino, carga horária prática de disciplinas e infraestrutura. Já a UFES teve boas avaliações em aspectos como metodologia, projeto pedagógico e carga horária teórica de disciplinas. As ações propostas tiveram como objetivo a melhoria dos procedimentos do programa CSF na UFES e incluem a criação e implementação de um sistema de controle e acompanhamento que reúna dados de alunos: candidatos a mobilidade no exterior, em situação de mobilidade no exterior e alunos que já retornaram de programas de mobilidade no exterior. Além disso, propõe-se a disseminação do conhecimento produzido pelos bolsistas, por meio de suas experiências vivenciadas no âmbito do programa CSF.