Gestão de Operações no Desempenho de Organizações Públicas

Código: PGGP1202
Curso: Mestrado Profissional em Gestão Pública
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: Conceitos e objetivos do gerenciamento de operações e sua aplicação em organizações públicas e privadas. Evolução do gerenciamento de operações. Gerenciamento de processos (BPM). Formação e monitoramento de indicadores de desempenho organizacional. A matriz importância x desempenho. O Lean Six Sigma aplicado a organizações públicas. Métodos ágeis de gestão. A Análise de fluxo de valor (VSM). Ferramentas de gestão da qualidade aplicadas na gestão pública. Métodos de apoio a tomada de decisão.
Bibliografia: ABUTABENJEH, Sawsan; JARADAT, Raed. Clarification of research design, research methods, and research methodology: A guide for public administration researchers and practitioners. Teaching Public Administration, v. 36, n. 3, p. 237-258, 2018

BALDAM, R.; VALLE, R.; ROZENFELD, H. Gerenciamento de processos de negócios- BPM: uma referência para implantação prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

BORGES, Gabriela Aline et al. Simulation-based analysis of lean practices implementation on the supply chain of a public hospital. Production, v. 30, 2020

FIGUEIRA, José; GRECO, Salvatore; EHRGOTT, Matthias (Eds.). Multiple Criteria Decision Analysis: State of the Art Surveys. Boston: Springer Science, 2005.

GURU, Shivani et al. Ranking the performance of Indian public sector bank using analytic hierarchy process and technique for order preference by similarity to an ideal solution. International Journal of Process Management and Benchmarking, v. 11, n. 1, p. 28-43, 2021

MELATI, Claudia; JANISSEK-MUNIZ, Raquel; CURADO, Carla Maria Marques. Decision-making quality of public managers: Contributions from intelligence and knowledge management. Revista de Administração Contemporânea, v. 25, 2020.

ROTHER, Mike; SHOOK, John. Aprendendo a enxergar. São Paulo: Lean Institute do Brasil, 2012.

SINGH, Gurmeet; SLACK, Neale J. New public management and customer perceptions of service quality.a mixed-methods study. International Journal of Public Administration, v. 45, n. 3, p. 242-256, 2022

SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert; BETTS, Allan. Gerenciamento de operações e de processos: princípios e práticas de impacto estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2008.

SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; HARLAND, Christine; HARRISON, Alan; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 1997.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910