Projetos de pesquisa

  • Linha 1: Política, Planejamento e Governança Pública - Objetiva o desenvolvimento de gestores públicos nas áreas de Políticas Públicas, Planejamento e Governança, a partir da compreensão de acepções teóricas e de conhecimentos práticos orientados à formação de administradores públicos compromissados com desenvolvimento social no Brasil.
          • Projeto estruturante 1: Governo, Políticas públicas e Planejamento - Teoria das Políticas Públicas. O Governo por meio de Políticas Públicas. Processo e Etapas: agenda, elaboração, formulação, planejamento, execução, acompanhamento, avaliação. Componentes: institucional, decisório, comportamental e causal. Planejamento Estratégico. Teoria do Planejamento Público. Planejamento, Finanças Públicas e Política Fiscal no Brasil. Tipologias de planejamento: tradicional, estratégico, situacional, participativo. Planejamento e Programa no Brasil. Orçamento Público no Brasil: o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Desenvolvimento Sustentável. Impacto de Políticas Públicas. Indicadores de desempenho. Políticas Públicas e Planejamento como Processo de Integração Institucional e Nacional.
          • Projeto estruturante 2: Governança e Gestão no Setor Público - Fundamentos da Governança. Os processos de avaliação, direcionamento e monitoramento da gestão pública. Governança e Gestão como funções complementares de Governo. Perspectivas da Governança: Governo, Sociedade e Estado; Políticas Públicas, Entes Federativos e Esferas de Poder; Governança Organizacional e Intraorganizacional. Diretrizes para uma boa governança: definição de funções, competências, responsabilidades, gestão de risco, transparência e accountability. Aspectos gerais de governança pública: jurídicos, legais, organizacionais, institucionais, éticos, comunicacional, controle. Relações institucionais com organizações de segundo e terceiro setor. Relações Internacionais.
  • Linha 2: Tecnologia, inovação e operações no setor público - Objetiva o desenvolvimento profissional em gerenciamento de ações finalísticas de governo a partir do conhecimento de novas tecnologias de gestão, de inovação, de comunicação e de informação, bem como do domínio de mecanismos técnico-legais de execução do planejamento no Brasil.
          • Projeto estruturante 3: Ações e programas finalísticos e de apoio/suporte ao governo - As atividades fins de governo. Áreas de atuação governamental: funções do governo. Programas e ações finalísticas: objetivo, público-alvo, indicadores, índices, órgãos e unidades orçamentárias responsáveis. Áreas finalísticas: Educação, Saúde, Segurança, Esportes, Cultura, Justiça, Transporte Público, Inclusão saneamento; habitação; desenvolvimento nacional, regional, territorial e urbano; desenvolvimento social; turismo; infraestrutura; assistência social; esporte e lazer; ciência, tecnologia e inovação; financiamento público; movimentos sociais; cidadania; agricultura, pecuária e abastecimento; economia. Áreas de apoio: Compras Públicas, Gestão de Pessoas, Suprimentos, Logística, Tecnologia da Informação e Comunicação, Conformidade, Manutenção, Gerenciamento de Ativos, Obras Públicas, Controladoria, Gerenciamento das Operações. Tipos de Programas: finalísticos, de gestão de políticas públicas, de serviços ao Estado, de apoio administrativo. Categorias de programação orçamentária: atividade, projeto e operação especial. O processo de programação e execução financeira.
          • Projeto estruturante 4: Transformação e inovação organizacional - Administração Pública Contemporânea. Fundamentos da Nova Gestão Pública ou Gerencialismo. Administração Pública, Participação e Igualdade Social. Reformas Administrativas no Brasil. Cidades inteligentes, cidades resilientes. A Reforma Gerencial na Administração Pública. Organizações Sociais e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público. Geração de Valor Público. Empreendedorismo no Setor Público. Inovação, Cooperação e Redes de organizações públicas. Gestão de Processos. Gestão de Projetos. Ciência de dados. Transformação digital, Pensamento enxuto. Indicadores de desempenho. Sustentabilidade Organizacional. Políticas e Incentivos à Ciência, Tecnologia e Inovação. Inovação e Inclusão Social. Temas emergentes em Inovação em serviços públicos.
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910